segunda-feira, 31 de março de 2008

Danças no continente Africano

Kizomba

¨A kizomba é uma dança, que segundo a terminologia Angolana significa festa. Nasce nos anos 80 em Angola, após a introdução de caixas rítmicas e influências musicais dos Zouks.



Kuduro

¨O kuduro é um estilo de música e dança Angolana. É uma dança recreativa de exibição individual ou em grupo, originada de uma fusão de música batida, com estilos tipicamente africanos , criados e misturados por jovens africanos.




Rebita

¨É um género de música e dança de salão angolana que demonstra a vaidade dos cavalheiros e o adorno das damas. Dançada em pares em coreografias coordenadas pelo chefe da roda, executam gestos de generosidade. É dançada em marcação de dois tempos, atarvés da melodia da música e o ritmo dos instrumentos.



Semba

¨É uma dança de salão angolana urbana. Dançada a pares, com passadas distintivas dos cavalheiros e das damas. O semba caracteriza-se como uma dança de passadas. Não é uma dança ritual nem guerreira, mas sim dança de divertimento principalmente em festas.




Morna

¨É um estilo mais lento da dança de que bem traduz o sentimento cabo-verdiana. Dança-se em dois estilos essenciais, que são estilo lento e o mais rápido.


Funaná

¨Género de música e dança cabo-verdiana, que tradicionalmente animava as festas dos camponeses. É a mais frenética e rápida das danças de pares de Cabo Verde. Nesta dança o cavalheiro joga sobre o ritmo uma base andante de longos solos compostos por momentos fortes de pausa, gritos, exibindo os dotes de dança. O Funaná é conotado como dança de transe.

Sem comentários: