segunda-feira, 7 de abril de 2008

Vestuário no século XVIII



No século XVIII, os homens usavam calções ou calças, camisa enfeitada com rendas, os sapatos podiam ter fivela em ouro ou em prata e usavam chapéu de três bicos.
As mulheres usavam meias bordadas a fios de prata ou de ouro, os sapatos podiam ser de veludo ou de cetim, o saiote era comprido armado em balão sobre anquinhas de arame (eram uma espécie de saia até ao joelho em arame), os vestidos tinham grandes decotes, usavam toucas e colocavam sinais pretos no rosto e como adorno usavam leques de renda.

Vestuário no século XVII


Os homens geralmente calçavam botas. Os chapéus eram vistosos e enfeitados com plumas, usados sobre cabelos compridos. Homens e mulheres calçavam sapatos de salto alto. Peitilhos de renda e linho substituíram os rufos engomados. No fim do século os peitilhos deram lugar a gravata de renda, de laço frouxo, chamadas jabôs. As cabeças dos homens formam cobertas por enormes perucas encaracoladas, que se tornaram moda depois de 1660.

Moda nos Anos 80


As mulheres adoptaram o visual masculino, com cintura alta e ombros marcados por ombreiras, que era a silhueta da década. A moda masculina seguiu o mesmo estilo, com camisas folgadas e calças largas. Os vestidos passaram a valorizar mais o corpo feminino, com cintura marcada e fendas, tudo acompanhado por acessórios dourados. O visual era extravagante e eram usadas minissaias, leggings, macacões e calções. Esta década foi muito influenciada pela música Disco.

Vestuário no século XV e XVI



As mulheres usavam roupas muito decoradas, pois eram todas bordadas a ouro e os vestidos eram feitos dos panos mais finos. Os vestidos eram compridos até ao chão. Usavam chapéus pouco decorados e muito simples. Por cima do que tinham vestido as mulheres usavam capas ou mantos como os homens, e os sapatos eram simples.



Os homens usavam calções ou calças também muito decoradas. Uma das peças mais importantes naquele tempo era os gibões. Ao contrário das mulheres os homens usavam os chapéus muito decorados. Os homens por cima também usavam capas ou mantos decorados. O calçado dos homens era muito simples , pois nessa altura só usavam botas.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Moda nos Anos 70


Sob forte inspiração étnica cigana, túnicas indianas, estampas florais e símbolos de paz misturaram-se ao vestuário básico americano, que eram os jeans e as camisas. Os cabelos começaram a crescer em desalinho e eram utilizados acessórios dos Anos 20 e 30, como os chapéus desabados, veludos, cetins e plumas coloridas. A onda do feito-à-mão valorizou pinturas especiais como o “tie-dye” e os trabalhos de patch-work.
Eram também muito usadas túnicas, minissaias, mas as calças de ganga de preferência muito decoradas eram o objecto preferido dos hippies. Os chapéus eram muito utilizados: chapéus de palha com flores, encaixes de rendas, etc. O cabelo era comprido e suavemente ondulado.

Vestuário no Século XVII


SéculoXVII


Nos homens os gibões fora substituídos por coletes, usados sobre os casacos que desciam até aos joelhos. A moda dos calções variou – eram ora largos, ora justos até aos joelhos.


Nas mulheres as crinolinas (eram uma armação de ferro que se usava por baixo da saia) deram lugar a anáguas (uma espécie de colete aconchegado) e também mangas três – quartos. Pela primeira vez as mulheres desnudavam os braços.

Danças Asiáticas

Kathak

É uma dança tradicional asiática surgida no Norte da Índia, de influências árabes, persas e muçulmanas. A dança é caracterizada por:
•- movimentos de pés que coordenam o som dos guizos;
•- delicados gestos de mãos;
•- interacção com o público
.
As bailarinas dançam com um vestido comprido ou curto com guizos e um véu na cabeça.. A roupa masculina não se difere da feminina, só se tira o véu.
A música é tocada por muitos instrumentos antigos, de percussão e madeira. A dança é acompanhada também por vozes.







Dança do Leão



É uma dança tradicional chinesa, na qual se imitam os movimentos de leão usando uma máscara. A dança é praticada em muitos países asiáticos e isso, devido ao leão ser considerado como guardião de muitas culturas asiáticas.






Kabuki Buyo

É uma dança clássica japonesa que é constituída por três partes, uma dança mais estática, uma dança de grupo e a última parte é com mais coreografias, com gestos e movimentos do quotidiano do povo.
As bailarinas usam sapatilhas e fazem algumas partes inspirando-se no ballet. Os homens fazem também movimentos com os pés, mas mais pesados.
A dança é muito importante no Japão e ainda hoje existem muitas escolas para ensinar as crianças.