segunda-feira, 7 de abril de 2008

Danças Actuais ( hip-hop)


Hip-hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 60 nos Estados Unidos como forma de reacção aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana.

O hip-hop emergiu no final da década de 60 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque.

Enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação, entre outros. Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangs, nos quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial.

Esses bairros eram essencialmente habitados por imigrantes do Caribe, vindos principalmente da Jamaica.

Moda na Actualidade


Hoje, já no século XXI, a moda que conheçemos possui flexibilidade, diversidade e adaptação, pois ao contrário do que acontecia antigamente, a moda submeteu-se às escolhas pessoais dos consumidores, renovando as suas preferências, havendo portanto mais opções a seguir para se estar na moda. Estão a ser usados elementos de outros Anos, com materiais diferentes, podendo criar uma grande diversidade de estilos.

Moda nos Anos 90


Na segunda metade da década de 90, a moda passou a buscar referências das décadas anteriores, utilizando motivos dos Anos 60 ou 70, tudo adaptado à moda dos Anos 90. Na maquilhagem as mulheres abusaram do colorido da época com sombras fortes, olhos bem pintados e batons de cores vivas, como o vermelho, o cor-de-rosa e o castanho. Um estilo bem característico desta época foi o Grunge, influenciado pelo Rock, que era muito apreciado pelos adolescentes, onde se usavam bermudas e camisas xadrez.

Vestuário no século XIX







Os complicados penteados , as perucas empoadas e os chapéus da época de Luís XVI e de Maria Antonieta foram retirados com a revolução francesa. A burguesia impôs a sua moda. Os homens adoptaram o estilo dos trajes de campo Ingleses com chapéu alto, lenço ao pescoço jaqueta (casaco) com lapelas, colete, calções e botas e eliminarão as casacas bordadas, as rendas e as meias, a partir de então restritas ou chamados incroybles franceses da década de 1790, iniciadores do estilo romântico. As mulheres procuravam vestidos leves de cintura alta, que caíam direitos até aos pés. Esse estilo foi chamado “Império”.

Vestuário no século XVIII



No século XVIII, os homens usavam calções ou calças, camisa enfeitada com rendas, os sapatos podiam ter fivela em ouro ou em prata e usavam chapéu de três bicos.
As mulheres usavam meias bordadas a fios de prata ou de ouro, os sapatos podiam ser de veludo ou de cetim, o saiote era comprido armado em balão sobre anquinhas de arame (eram uma espécie de saia até ao joelho em arame), os vestidos tinham grandes decotes, usavam toucas e colocavam sinais pretos no rosto e como adorno usavam leques de renda.

Vestuário no século XVII


Os homens geralmente calçavam botas. Os chapéus eram vistosos e enfeitados com plumas, usados sobre cabelos compridos. Homens e mulheres calçavam sapatos de salto alto. Peitilhos de renda e linho substituíram os rufos engomados. No fim do século os peitilhos deram lugar a gravata de renda, de laço frouxo, chamadas jabôs. As cabeças dos homens formam cobertas por enormes perucas encaracoladas, que se tornaram moda depois de 1660.

Moda nos Anos 80


As mulheres adoptaram o visual masculino, com cintura alta e ombros marcados por ombreiras, que era a silhueta da década. A moda masculina seguiu o mesmo estilo, com camisas folgadas e calças largas. Os vestidos passaram a valorizar mais o corpo feminino, com cintura marcada e fendas, tudo acompanhado por acessórios dourados. O visual era extravagante e eram usadas minissaias, leggings, macacões e calções. Esta década foi muito influenciada pela música Disco.

Vestuário no século XV e XVI



As mulheres usavam roupas muito decoradas, pois eram todas bordadas a ouro e os vestidos eram feitos dos panos mais finos. Os vestidos eram compridos até ao chão. Usavam chapéus pouco decorados e muito simples. Por cima do que tinham vestido as mulheres usavam capas ou mantos como os homens, e os sapatos eram simples.



Os homens usavam calções ou calças também muito decoradas. Uma das peças mais importantes naquele tempo era os gibões. Ao contrário das mulheres os homens usavam os chapéus muito decorados. Os homens por cima também usavam capas ou mantos decorados. O calçado dos homens era muito simples , pois nessa altura só usavam botas.